PLATAFORMA

FECTI

 

Orientações para desenvolvimento de projetos:
Normas e modelo para elaboração do trabalho:
Normas gerais da IX FECTI:

Avaliação
dos projetos:

 A FECTI é a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, aberta à participação de estudantes do Ensino Fundamental II, Médio e Técnico, das redes pública e privada de ensino, que têm a oportunidade de apresentar o resultado dos projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas localizadas no nosso estado.

A participação na FECTI ocorre de duas maneiras: por meio da inscrição no site (http://cederj.edu.br/divulgacao/fecti/) ou por indicação de feiras afiliadas. Os alunos de 6º ao 9º ano podem inscrever seus trabalhos na categoria Ensino Fundamental II, e os estudantes do ensino médio e técnico nas categorias Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas, Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência) e Desenvolvimento de Tecnologia.

Para cada escola, professor ou feira afiliada somente é permitida a inscrição de até seis trabalhos, desenvolvidos individualmente ou em grupo de até três alunos, sob a orientação de um professor da escola e com a participação, opcional, de um coorientador maior de 18 anos.

Os trabalhos inscritos serão avaliados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. Os selecionados para a mostra final serão publicados nos Anais da IX FECTI: os resumos em mídia impressa e as versões completas em mídia digital (CD-ROM).

Os alunos e professores orientadores, com trabalhos aprovados, receberão alimentação, e os de escolas situadas fora da Região Metropolitana do Rio ganharão também hospedagem, para participar da IX FECTI, na cidade do Rio de Janeiro.

Durante o evento, com entrada gratuita, os trabalhos serão apresentados ao público e à comissão de avaliação pelos estudantes. Ao final do evento, os expositores, alunos, professores e suas escolas, receberão o certificado de participação e os vencedores em cada categoria serão premiados.

Premiação

Medalhas para professores e estudantes dos três melhores trabalhos em cada categoria.

  • Troféu para a escola onde foi desenvolvido o projeto melhor colocado em cada categoria.
  • Bolsas CNPq: Os alunos autores dos trabalhos premiados, que estiverem cursando o ensino médio ou técnico até o final de 2016, irão concorrer a quinze bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq.
  • Ciência Jovem: três trabalhos serão submetidos à seleção pelo comitê organizador da feira nacional organizada pelo Espaço da Ciência de Olinda, PE, que conta com o auxílio do CNPq para custear a participação de até três trabalhos de cada estado, desde que sejam representantes de feiras afiliadas.três trabalhos de escolas públicas de cada estado, representantes das feiras afiliadas.
  • FEBRACE: os quatro melhores trabalhos serão indicados para participar da FEBRACE de 2016, organizada pela USP no campus da cidade de São Paulo.

 Calendário IX FECTI 2015

Inscrições no site (http://www.cederj.edu.br/divulgacao/fecti/): de 2 de junho a 31 de agosto.

  • Solicitação de afiliação de feiras (enviada para o e-mail fecti.cecierj@gmail.com): até 31 de agosto.
  • Realização de feiras afiliadas (FEMuCTI): até a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2015.
  • Divulgação dos finalistas: Inscritos via site: 01 de outubro; FEMuCTI: 4 de novembro
  • Apresentação dos trabalhos: 14 e 15 de novembro, de 10 às 17h, na Quinta da Boa Vista, cidade do Rio de Janeiro.

 

UNIVERSIDADES CONSORCIADAS

APOIO