PLATAFORMA

FECTI

 Nova página da FECTI, CLIQUE AQUI
e faça seu cadastro e inscrição

Orientações para desenvolvimento de projetos:
Normas e modelo para elaboração do trabalho:
Normas gerais da
XII FECTI:

Avaliação
dos projetos:

 

XII FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro

Estudantes e professores: desenvolvam seus projetos e venham participar, gratuitamente, da FECTI, a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro.

Estudantes do Ensino Fundamental II, Médio e Técnico, das redes pública e privada de ensino, terão a oportunidade de apresentar na XII FECTI o resultado dos projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas localizadas no nosso estado.

A participação na FECTI ocorre de duas maneiras: por meio das inscrições abertas no site ou por inscrição de projetos indicados por feiras afiliadas. Os alunos de 6º ao 9º ano podem inscrever seus trabalhos nas categorias de Ciências no Ensino Fundamental II, e os estudantes do ensino médio e técnico nas categorias Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas, Desenvolvimento de Tecnologia, Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência).

Para cada escola ou professor somente será permitida a inscrição de até quatro trabalhos, desenvolvidos individualmente ou em grupo de até três alunos, sob a orientação de um professor da escola e com a participação, opcional, de um coorientador maior de 18 anos.

Os trabalhos inscritos serão avaliados pela Comissão Científica, composta por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. Os selecionados para a mostra final serão publicados nos Anais da XII FECTI, em meio digital.

Durante o evento, com entrada gratuita, os estudantes irão expor seus trabalhos ao público e à comissão de avaliação. Ao final do evento, os alunos e professores receberão o certificado de participação e os vencedores em cada categoria serão premiados.

 

Premiação

  • Troféu para a escola onde foi desenvolvido o projeto melhor colocado em cada uma das 6 categorias.
  • Medalhas para estudantes e professores dos três melhores trabalhos em cada categoria.
  • Prêmio Divulgação Científica – Medalhas para estudantes e professores autores do melhor projeto escrito, elaborado segundo as Normas e modelos para elaboração de trabalho para a XII FECTI.
  • Bolsas CNPq: Os alunos autores dos trabalhos premiados, que estiverem cursando o ensino médio ou técnico até o final de 2019, irão concorrer a nove bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq.
  • FEBRACE: três projetos serão indicados para participar da FEBRACE de 2019, organizada pela USP na cidade de São Paulo.
  • Ciência Jovem: dois projetos serão indicados para participar da Ciência Jovem 2019, organizada pelo Espaço da Ciência de Olinda, PE.
  • MOSTRATEC: três projetos receberão credenciamento para participar da MOSTRATEC de 2019, em Novo Hamburgo, RS.

 

Calendário XII FECTI 2018

  • Inscrições no site: de 15 de junho a 3 de setembro.
  • Solicitação de afiliação de feiras (informações: fecti@cecierj.edu.br): até 3 de setembro.
  • Realização de feiras afiliadas (FEMuCTI): até 21 de outubro de 2018.
  • Inscrição de indicados por feiras afiliadas: até 5 dias úteis após a data de realização da feira afiliada.
  • Divulgação dos finalistas (datas prováveis): 1ª.lista (Inscritos via site): 31 de outubro; Lista final (com inscritos via FEMuCTI): 14 de novembro .
  • Apresentação dos trabalhos: dias 30 de  novembro (sexta-feira) e 1 de dezembro (sábado)  de 2018, de 10 às 17h, no CEFET/Campus Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Mais informações:

página : http://cederj.edu.br/divulgacao/fecti/

fanpage: http://pt-br.facebook.com/pages/FECTI/321465447966139

tel:   (21) 2334-9693

e-mail: fecti @cecierj.edu.br

 

Veja também o vídeo da FECTI

 

 

UNIVERSIDADES CONSORCIADAS

APOIO