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Jovens Talentos

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O Projeto Jovens Talentos, é um programa de pré-iniciação científica, instituído em 1999, tendo como entidades executoras as Fundações Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro – CECIERJ – e Fundação de Amparo à Pesquisa Carlos Chagas Filho – FAPERJ. O projeto tem parcerias com Instituições de Pesquisa e Universidades Públicas e Privadas do Estado do Rio de Janeiro e, através destas, insere estudantes da rede pública estadual de ensino médio e profissional na pré-iniciação científica.

O estágio dos estudantes é composto por uma primeira fase, denominada Estágio Inicial, com duração de oito meses (maio-dezembro). Ao final da fase, o estagiário apresenta um relatório das atividades realizadas e, havendo interesse do orientador e do aluno, poderá ser solicitada a renovação do estágio para o período seguinte, que recebe a denominação de Estágio Avançado, com duração de 12 meses (janeiro-dezembro), na qual o estagiário irá aprofundar seu trabalho.

Essa segunda fase culmina com a apresentação do relatório final e com a oportunidade de apresentar seus resultados na Jornada Científica, que é realizada anualmente pela coordenação do projeto, em cooperação com a Faperj e com as instituições parceiras.

Todos os jovens inseridos no Jovens Talentos recebem da Faperj uma bolsa, a título de ajuda de custo durante todo o período de participação no programa.

Para participar do projeto o jovem deve estar regularmente matriculado na rede pública estadual de ensino, nos níveis médio ou profissional; ter de 15 a 18 anos e apresentar bom rendimento escolar; interesse em atuar em pesquisa e disponibilidade mínima de 8 horas por semana para o cumprimento do estágio. Os jovens são selecionados pela coordenação do Projeto, em comum acordo com as instituições que os receberão para o estágio e com as escolas estaduais vinculadas ao JT. Os jovens selecionados são encaminhados aos orientadores, que se dispõem a recebê-los e orientá-los durante as fases do estágio.

Os orientadores são pesquisadores vinculados às Instituições de Pesquisa, que concordam voluntariamente em receber e orientar os estudantes e apresentam titulação mínima de Mestre. Os alunos poderão ser inseridos em Projeto de Pesquisa já existente no laboratório do orientador, ou pode ser criado, para eles, um projeto específico.

São instituições parceiras do Projeto Jovens Talentos: UFRJ, UERJ, FFP São Gonçalo, IEAPM, PUC-Rio, UCP, LNCC, UNIRIO, USU, IVP, UFF, IFF Bom Jesus, IFRJ – Pinheiral, UENF, IFF-Campos, UFRRJ, UFRJ-Macaé , IFF Cabo Frio, IFF Itaperuna, INCA, CBPF, USS, PESAGRO, FIOCRUZ, ELETRONUCLEAR, NUPEM-UFRJ, UFF (S.A.Pádua), DRM, IFRJ Paulo de Frontin, IFF Guarus, IFRJ Volta Redonda, UFF Volta Redonda, UFRJ Macaé, UFRRJ Nova Iguaçu.

Atualmente estamos negociando a implementação nos Municípios de Quissamã – IFF, Rio das Ostras – UFF, Três Rios – UFRRJ, Carapebus – NUPEM – Macaé, Valença e Teresópolis.

A participação dos alunos no projeto Jovens Talentos tem demonstrado, através dos depoimentos de ex-estagiários que estamos colhendo ao longo da vigência do programa, uma forte influência sobre inúmeros aspectos da vida pessoal e acadêmica do estudante.

O Projeto Jovens Talentos, ao longo de seus doze anos de existência, vem apresentando constante aumento na oferta de áreas ou subáreas de pesquisa, totalizando atualmente 37 áreas / subáreas. Esse crescimento na variedade de opções de estágio permite que possamos atender a um leque maior de tendências e interesses de nossos estudantes, não ficando restritos às áreas tradicionalmente científicas.

Nossos estudantes atuam em projetos internos, desenvolvidos dentro de laboratórios, e em projetos de campo. Os projetos desenvolvidos em laboratórios ocorrem nas mais diversas áreas do conhecimento e, em sua quase totalidade, são de altíssimo nível.

Os projetos realizados em campo, como por exemplo, no Parque Paleontológico de Itaboraí, nos Sambaquis de Saquarema e os Sítios Arqueológicos de Angra dos Reis e Paraty têm sido de extrema importância para a preservação, revitalização, manutenção e divulgação de sítios Geológicos, paleontológicos e arqueológicos do Estado do Rio de Janeiro.

Através do Instituto Virtual de Paleontologia da Faperj, o Jovens Talentos foi inserido no Parque Paleontológico de Itaboraí, em 2004, e tem mostrado vital importância no processo de implementação do Parque. Neste projeto, nossos

estagiários atuam nas áreas de Geologia, Paleontologia, Arqueologia, Meio Ambiente e Patrimônio, sob a orientação de pesquisadores da UFRJ, da UERJ e do Museu Nacional. Todos os alunos que atuam neste projeto são moradores da localidade, o que permite levar à comunidade o conhecimento da existência do Parque e a conscientização da população local para a importância da preservação do mesmo.

Em Saquarema, a partir de 2006, o Projeto Jovens Talentos passou a atuar nos Sambaquis da região com jovens residentes na cidade, desenvolvendo um trabalho nos sítios arqueológicos locais, de forma a preservá-los, revitalizá-los e divulgá-los, inclusive dentro da própria cidade de Saquarema, onde grande parte da população desconhece a existência dos Sambaquis. Neste projeto a atuação ocorre nas áreas de Arqueologia Pré-Histórica, Arqueologia Histórica e Patrimônio sob orientação de pesquisadores da UERJ e Museu Nacional.

A partir de 2007, estabelecemos o Projeto em Parati e Angra dos Reis, na área de Arqueologia Histórica, juntamente com pesquisadora da UERJ, que desenvolve projeto de pesquisa nestas cidades promovendo a inclusão de dez jovens indígenas Guarani, da Aldeia Sapukaí em Bracui, no projeto de pesquisa.

Além desta inclusão dos alunos de etnia Guarani inserimos também, numa ação pioneira, 5 jovens detentos do Presídio Evaristo de Morais Filho, na Quinta da Boavista, no JT através de uma parceria com a UFF. A participação destes detentos no projeto tem servido para redução da pena dos mesmos (5 dias de atuação no JT implica em menos um dia de pena) e para a progressão da pena para regime semi-aberto ou condicional. Os cinco jovens tiveram seus estágios renovados e um deles já freqüenta a UFF para desempenho do estágio e está inscrevendo-se para o próximo exame vestibular.

Em 2009 passamos a inserir entre nossos estagiários, em parceria com a UFRJ e o INES jovens portadores de deficiência auditiva.

Em 2010, em um projeto piloto, inserimos jovens portadores de necessidades especiais da APAE e jovens do Instituto do Menor de Bom Jesus do Itabapoana, em parceria com o IFF local.

Além destas ações de inclusão social, para o qual reservamos um pequeno percentual de nossas bolsas, inserimos em 2010 os municípios de Itaperuna, Varre-Sai, Porciúncula, São Francisco do Itabapoana, Cabo Frio e Miracema.

O projeto demonstra, através de pesquisa que vem sendo realizada com os ex-estagiários, uma grande influência na formação pessoal e acadêmica de nossos jovens. Esse estudo é e deverá ser contínuo, pois uma novo grupo conclui a cada ano a etapa final de estágio. Desde os primeiros dados coletados, os números expressos nos gráficos abaixo têm se mantido, em termos percentuais, flutuantes em uma determinada faixa de valores, sem que ocorram grandes oscilações a cada inserção de novos depoimentos. A pesquisa que vem sendo desenvolvida com a finalidade de estabelecer a influência do Projeto sobre a vida pessoal e acadêmica dos egressos do projeto aponta os seguintes dados preliminares: 83% dos ex-jovens talentos contatados participaram dos processos seletivos para ingresso no nível superior e destes, 74% lograram êxito e estão cursando ou já concluíram esta fase de estudos. Dos que ingressaram em universidades 64% buscaram a mesma área ou área afim daquela em que participou como Jovem Talento. No aspecto pessoal relatam que a participação deles no JT lhes acrescentou muito nos aspectos maturidade, responsabilidade e capacidade de organização. Muitos dos jovens que participaram do JT, durante o curso universitário tiveram ou têm participação nos programas de iniciação científica de suas universidades.

Além destes, também podemos citar ex-JTs que durante seu período de estágio, participaram do Programa Cientistas do amanhã da SBPC obtendo excelentes colocações: 2001 – Salvador: Primeiro Colocado Vinicius de Souza Conceição e 2003 :- dois finalistas Moacyr Starich Barreto e Ana Cristina A. Xavier.

Ao final de cada ano é realizada a Jornada Científica do projeto, na qual os jovens estudantes têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos de pesquisa. A realização deste evento, que a cada ano ocorre numa das instituições parceiras do Projeto requer o deslocamento, a hospedagem e alimentação de muitas pessoas já que temos estagiários em 42 municípios de nosso estado. O evento tem como finalidades a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estagiários, a integração dos estagiários de diversas regiões do estado, permitir que todos os estagiários atuantes conheçam o trabalho dos outros estudantes e congraçamento entre todos os participantes deste projeto.

Através de pesquisa desenvolvida por esta coordenação com egressos do Projeto já detectamos que duas ex – Jovens Talentos estão concluindo Doutoramento em Física, uma na UENF e outra na Alemanha e vários estão cursando Mestrado atualmente. O número de egressos que já concluíram e que cursam graduação traduz-se por centenas de jovens.

Prof. Jorge Belizário de Medeiros Maria

Assessor Especializado nível 8 da FAPERJ e Coordenador Geral do JT

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