PLATAFORMA

Museu Ciência e Vida

DCmuseu

DECRETO Nº 42.964 DE 12 DE MAIO DE 2011 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO MUSEU CIÊNCIA E VIDA, COMO UNIDADE DA FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR À DISTÂNCIA – FUNDAÇÃO CECIERJ.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, e tendo em vista o que consta do Processo Administrativo nº E-26/60534/2011, DECRETA:
Art. 1º – Fica criado, sem aumento de despesas, o Museu Ciência e Vida no Estado do Rio de Janeiro, como unidade da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância.
Art. 2º – O Museu Ciência e Vida tem por missão estimular de forma interativa, dinâmica e lúdica a curiosidade pelo conhecimento científico atuando como um espaço de divulgação e popularização da Ciência e apoio ao professor;
Art. 3º – A sede do Museu Ciência e Vida será localizada no município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro, na Rua Ailton da Costa, sem número, Jardim 25 de agosto, compondo essa unidade as benfeitorias, bens móveis e imóveis de titularidade do Estado do Rio de Janeiro existentes em sua sede na data de publicação deste Decreto;
Art. 4º – As despesas decorrentes deste Decreto, relativas à criação e sustentabilidade do Museu Ciência e Vida, correrão à conta do orçamento da Fundação CECIERJ, previsto na Lei Orçamentária em vigor, podendo, ainda, ser obtidos recursos através de parcerias firmadas com instituições públicas e privadas;
Art. 5º – Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Rio de Janeiro, 12 de maio de 2011 SÉRGIO CABRAL

Em atividade desde julho de 2010, o Museu Ciência e Vida, tem como missão popularizar e difundir a cultura, a ciência e a arte. Ampliando sua função social, o grande desafio do museu é estimular nos visitantes, diferentes sensações que os levem a novas experiências do saber e despertar o gosto pela ciência. Com a interatividade, o público é sempre instigado a fazer as suas próprias descobertas.

No coração de Duque de Caxias- RJ, o Museu Ciência e Vida, possui aproximadamente 5.000m2 ao mesmo tempo diversas exposições temporárias, planetário, auditório e salas para oficinas, o que possibilita, a cada visita, uma nova experiência museal.

Atualmente, a instituição oferece gratuitamente várias atividades culturais, artísticas e educativas, além das exposições: oficinas para professores, programas de atendimento diferenciado para grupos, oficinas de robótica, atividades lúdicas educacionais, cineclube, palestras e seminários, além das espetaculares sessões de planetário.

O Museu Ciência e Vida é um empreendimento da Fundação Cecierj – Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de janeiro e apoio da Faperj.

ATIVIDADES DO MUSEU CIÊNCIA E VIDA

• Exposições temporárias

Em parceria com consagradas instituições de ensino e ciências, o Museu Ciência e Vida oferece ao seu público fascinantes exposições temporárias com diferentes atrações para todas as idades e interesses, combinando informação, conhecimento e diversão. O Museu Ciência e Vida agrega às exposições diversas atividades artísticas e educacionais, construindo uma opção de lazer inteligente.

• Oficinas para professores

O Museu Ciência e Vida desenvolve continuamente atividades educativas. Uma de suas ações é oferecer aos professores, além do material educativo, oficinas multidisciplinares, com diferentes temas e linguagem acessível. As oficinas para professores propõem uma metodologia alternativa a partir de elementos que associam conceitos teóricos à prática, tornando o processo de aprendizado criativo e muito mais divertido para alunos e professores.

• Visitas educativas – programa de atendimento diferenciado para grupos

Para escolas das redes públicas e particulares, ONGs, associações e grupos diversos é disponibilizado o serviço de visitação diferenciada, planejada de acordo com o interesse e a faixa etária. As instituições têm acesso às atividades do museu sob agendamento prévio, com orientação de mediadores capacitados para dar o suporte necessário. Os participantes também contam com materiais educativos e oficinas próprias. Agende já pelo telefone (55 21) 2671-7797.

• Planetário

O Planetário Marcos Pontes – que recebe esse nome em homenagem ao primeiro astronauta brasileiro, Marcos Cesar Pontes – possui uma cúpula de oito metros de diâmetro com capacidade para 68 lugares, além de apresentar um sistema de projeção de alta tecnologia. Com seus efeitos visuais, é possível fazer apresentações de qualquer natureza, desde projeções astronômicas a exibição de vídeos, espetáculos multimídia e outros. As sessões do lanetário são sempre conduzidas por um planetarista do Museu Ciência e Vida.

• Atividades lúdicas educacionais

As atividades lúdicas educacionais – contação de histórias, artes, teatro, reciclagem e outros – acontecem em datas comemorativas, com temas variados e/ou inerentes às exposições. A entrada é gratuita, com distribuição de senha trinta minutos antes do evento na recepção do Museu. A programação das atividades lúdicas educacionais estará disponibilizada no site do museu.

• Robótica no Museu

Aprender fazendo é a proposta da oficina Robótica no Museu. Crianças a partir dos três anos e adolescentes desenvolvem, com materiais lúdicos, desafiadores e envolventes, o aprendizado de diversas disciplinas e habilidades como criatividade, empreendedorismo, trabalho em equipe e solidariedade, além de incentivar a autonomia, formando cidadãos críticos e criativos, apropriados de suas realidades.

• Cineclube

Com uma seleção criteriosa de excelentes filmes nacionais e estrangeiros tanto para o público infantil como para os adultos, o Cineclube Cederj deseja promover o gosto pela sétima arte, estimulando a reflexão e a capacidade crítica da população.

UNIVERSIDADES CONSORCIADAS

APOIO