PLATAFORMA

Presidente do Cederj participa de evento em Portugal

O presidente da Fundação Cecierj, consórcio Cederj, Carlos Eduardo Bielschowsky, está este mês em Portugal para participar do Encontro “A Educação a Distância na Comunidade de Países de Língua Portuguesa – CPLP”. Durante o evento, realizado em Lisboa, foi assinada a declaração constitutiva da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa entre a Universidade Aberta e instituições de ensino superior de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

 

Carlos-Bielschowsky-cederj1

Criada no âmbito das comemorações do Dia da Língua Portuguesa, que acontece todo 5 de maio, a Associação de EaD apoia-se no pressuposto de que sendo falada por cerca de 260 milhões de pessoas é necessário promover a sua efetiva utilização nas áreas da ciência, tecnologia e ensino superior. Na palestra que ministrou na seção solene, o professor Bielschowsky, que tem eu seu currículo 20 anos de consórcio Cederj, falou  justamente sobre desafios que serão enfrentados na aplicação desta metodologia nos países de língua portuguesa.

Carlos-Bielschowsky-cederj2

Para o reitor da Universidade Aberta, Paulo Dias: “O grande objetivo da associação é promover a língua portuguesa como o idioma de conhecimento, inovação e de valor na sociedade digital, através da educação a distância, que é um fator de inclusão social e é, cada vez mais, um meio para ultrapassar as barreiras ao acesso ao ensino”.

Carlos-Bielschowsky-cederj3

O ato formal da constituição jurídica da Associação decorreu no Palácio Ceia, no dia 8, a que se seguiu a primeira reunião da rede de fundadores durante a qual foi nomeado o grupo de trabalho para a elaboração dos estatutos.

Carlos-Bielschowsky-cederj4

UNIVERSIDADES CONSORCIADAS

APOIO