Canal Cederj

Pioneira em investir na consolidação da Educação a Distância de qualidade como uma ferramenta socializadora, a Fundação Cecierj inova mais uma vez e lança o Canal Cederj, um ambiente virtual pensado em todos aqueles que querem estudar num país de dimensões continentais como o Brasil e têm dificuldades de mobilidade aos grandes centro urbanos, onde estão concentrados os cursos presenciais, ou não tem tempo, por necessidade de trabalhar.

Além disso, o Canal também tem uma área voltada aos professores interessados em melhorar seu próprio desempenho em sala de aula e estão à procura de meios de ensinar um conteúdo de qualidade de forma mais dinâmica. Todo o material está disponibilizado em PDF, vídeos e animações e para acessá-lo não é necessário cadastro prévio. O conteúdo é totalmente gratuito.

“A ideia surgiu da premissa que a Fundação tem um acervo autoral de muita qualidade, principalmente o material do Cederj (graduação), e que era fundamental dar acesso aos estudantes e professores em geral”, explica Elizabeth Bastos, Diretora de Extensão e uma das coordenadoras do projeto.

Pensado em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, o Canal Cederj disponibiliza todo o material didático do Ceja (Educação de Jovens e Adultos), do Pré-Vestibular Social e dos cursos de Graduação oferecidos pelo Consórcio Cederj. Também é possível encontrar planos de aula voltados para os professores do Ensino Médio, Extensão e Reforço Escolar preparados pelos profissionais da Fundação Cecierj, material da Divulgação Científica e artigos da revista EaD em Foco. No caso do Reforço Escolar, as dinâmicas de Português e Matemática são separadas por série e bimestre.

“Muitas Instituições de ensino superior públicas já estão utilizando nosso material para cursos de educação a distância, assim como vários professores dos cursos presenciais. Nosso material do ensino médio, por exemplo, é utilizado na Educação de Jovens e Adultos do Estado do Espírito Santo. Com esta iniciativa, alunos do ensino básico e também do ensino superior do Brasil e de outros países de língua portuguesa poderão utilizar nossos materiais para seus estudos de maneira fácil e gratuita”, explicar Carlos Eduardo Bielschowsky, presidente da Fundação Cecierj e idealizador do Canal Cederj: “É muito importante compartilhar estes materiais na área de educação como recursos educacionais abertos (REAS). Esta é uma tendência das Instituições Públicas em todo o mundo que estamos aderindo com o Canal Cederj”.