Cerimônia no Palácio firma parceria entre Cecierj e Faetec

WhatsApp Image 2019-04-24 at 19.55.45

O governo do estado vai oferecer 1.200 novas vagas de ensino técnico e profissionalizante em três modalidades: eletricista predial, desenvolvimento de aplicativos para celular e administração. O termo de cooperação técnica entre a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio (Fundação Cecierj), entidades vinculadas à Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) foi assinado nesta quarta-feira (24) pelo governador Wilson Witzel e o secretário Leonardo Rodrigues, em cerimônia no Palácio Guanabara.

“Esse é um momento histórico. Hoje oferecemos 1.200 vagas, mas no futuro podemos chegar a muitas mais”, afirmou o governador Wilson Wizel. “É o começo de uma parceria que poderá se tornar uma marca deste governo”, acrescentou o secretário, Leonardo Rodrigues. Também participaram da cerimônia os presidentes da Faetec, Romulo Massacesi, Cecierj, Carlos Eduardo Bielschowsky, e o diretor da Faetec Rogério Pires.

“Nosso objetivo é ampliar o alcance do ensino técnico e profissionalizante no estado, além de estimular o desenvolvimento profissional dos alunos”, afirmou Romulo. “Os cursos terão professores da Faetec e metodologia Cecierj”, completou o professor Carlos Bielschowsky.

Caberá à Faetec a montagem e a manutenção dos Polos Regionais para a realização das aulas práticas; a elaboração do projeto pedagógico dos cursos e conteúdos para o material didático; organização do processo de seleção e ingresso dos alunos nos cursos do Programa e o oferecimento de diplomas e certificados. Já a Fundação Cecierj oferecerá toda a parte de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) com metodologias de educação a distância; disponibilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com materiais didáticos em variados formatos, além de capacitar os profissionais de tutoria nas metodologias de educação a distância.

WhatsApp Image 2019-04-24 at 19.55.47

As vagas serão ofertadas através do Programa TEC-Rio, para os cursos Educação Técnica, Profissional e Tecnológica, na modalidade semipresencial. O curso de Técnico em Administração terá duração de dois anos, e os de Eletricista Predial de Baixa Tensão e Programação Mobile com Android Studio de 20 semanas. As inscrições serão feitas por sorteio, divulgada previamente. O acordo de cooperação técnica terá a vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado.