PLATAFORMA

Curso ensina como combater Aedes aegypti. Inscreva-se

O verão está chegando e a população não pode se descuidar. As medidas de combate ao agente transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya devem começar cedo. Por isso, oferecemos um curso, em formato Mooc, totalmente online e gratuito, porque acreditamos que a população deve estar capacitada para reconhecer e eliminar todos os possíveis focos do Aedes. A inscrição pode ser feita a partir desta segunda-feira pelo site: http://extensao.cecierj.edu.br/mooc/

O material é de qualidade, pois tem vários vídeos, textos e atividades que podem ser impressas, e foi desenvolvido com a colaboração de pesquisadores da Fiocruz, especialistas no assunto.

O que é um Mooc?

MOOC é a sigla, em inglês, de curso massivo aberto online (massive open online course). Isso significa que o curso é planejado para atender a um grande número de alunos simultaneamente (em alguns casos, pode haver dezenas de milhares de participantes), é aberto a quem desejar se inscrever, sem pré-requisitos ou formação prévia, e acontece em um ambiente virtual de aprendizagem disponível online.

Quais os objetivos para a criação do curso?

Informar e conscientizar a população acerca das características do mosquito Aedes aegypti, vetor de três doenças virais: Dengue, Zika e Chikungunya. O curso leva em conta o que as pessoas já sabem e o que precisam saber para combater o mosquito e se prevenir contra as doenças. Após a conclusão do curso, é possível reconhecer e realizar ações de combate ao mosquito dentro de casa, além de propagar conhecimentos para a família, os amigos e a comunidade em geral.

Qual o público-alvo?

O combate ao Aedes deve ser responsabilidade de todos, por isso o curso é aberto ao público, não há pré-requisito para se inscrever. Para isso, todo mundo tem acesso ao material, participa dos fóruns de discussão com outros cursistas e nossos tutores.

Quais os parceiros na elaboração do curso? Como foi planejado?

A Fundação Cecierj teve como colaboradores dois pesquisadores da Fiocruz-RJ na revisão do material.

Como acessar?

http://extensao.cecierj.edu.br/mooc/

É pago?

O curso é completamente online e gratuito.

Tem inscrição?

A partir de 12/11, o interessado deve se inscrever na página http://extensao.cecierj.edu.br/mooc/, e começar o curso imediatamente.

UNIVERSIDADES CONSORCIADAS

APOIO

Governo do Estado do Rio de Janeiro