EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA EM GERICINÓ

CONVÊNIO PREVÊ A CONSTRUÇÃO DE POLO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DENTRO DO COMPLEXO DE GERICINÓ

Secretarias de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social e de Administração Penitenciária assinam termo de cooperação técnica para que internos possam cursar universidade

O governo do estado dá o primeiro passo para a criação de um Polo de  Educação Superior a distância nos presídios do Rio de Janeiro. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social (SECTDS), por intermédio da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio do Janeiro (Cecierj), assinam amanhã, quinta-feira, dia 08 de junho, Termo de Cooperação Técnica com a  3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação da capital para a implantação de projeto de educação superior à distância no sistema prisional do Estado.

O projeto visa à construção de uma edificação no Complexo de Gericinó que funcionará como um polo Cederj, onde internos que obtiverem nota e passarem no Enem poderão cursas uma graduação dentro do Complexo. Todos os internos, de todos os regimes que se interessarem poderão fazer o Exame Nacional de Ensino Médio e tentar cursar uma universidade. O interno que estiver cumprindo sua pena fora do Complexo Penitenciário de Gericinó poderá pedir transferência para unidades prisionais desse complexo para estudar.  Todos serão selecionados com notas que tirarem no Enem para vagas que serão disputadas somente entre os internos.

– Hoje, estamos dando mais um passo importante para recuperação e esperança de um futuro melhor para os apenados do sistema prisional do Estado do Rio. Além do projeto “Refazendo histórias”, onde presos do regime-aberto já estão trabalhando na secretaria, concretizamos com a assinatura desse convênio o polo de educação superior à distância nos presídios. Serão oferecidas 160 vagas por ano, o que representa 1,14% do universo total dos nossos estudantes. Um aproveitamento de vagas que já estavam ociosas, uma vez que a evasão é de 20%. Agora, iniciamos no Complexo de Gericinó a concretização do sonho de muitos, que serão apenas os primeiros a mudar suas vidas através do ensino a distância,ressalta o Secretario de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, Pedro Fernandes.

Consórcio Cederj

O Consórcio Cederj é formado por sete Instituições públicas de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro (CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ E A UNIRIO) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (Mec/Capes/UAB) e com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Fundação Cecierj e tem como objetivo a oferta de cursos de graduação a distância, na modalidade semipresencial para todo o Estado.

Como é o aprendizado

Por meio do modelo semipresencial de ensino, o Cederj proporciona ao aluno um ambiente virtual de aprendizagem (pela internet) e acesso aos tutores para apoio direto ao conteúdo das matérias. Os estudantes são incentivados a participar das atividades propostas e assistidos na metodologia de educação a distância (EAD), com ênfase na necessidade de se adquirir autonomia na aprendizagem. Além disso, o aluno recebe gratuitamente todo material didático do curso na forma online e impressa. As avaliações presenciais ocorrem em datas e horários pré-determinados.

A Secretaria de Administração Penitenciária conta hoje com 51.275 internos. Somente no ano passado 1016 detentos fizeram o exame do Enem. Desse total  sete internos conquistaram vagas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade Federal Fluminense (UFF). Os aprovados estão inscritos em diversos  cursos, como: Engenharia, Administração, Segurança Pública, Administração Pública, entre outros.  Os que passaram aguardam à liberação da Vara de Execuções Penais para que possam cursar a universidade.

SERVIÇO:
Assinatura do convênio SECTDS, SEAP​,CECIERJe MP​

Data: 08/06/2017

Horário: às 11 horas

Local: Secretaria de Administração Penitenciária

End.: Praça Cristiano Ottoni, s/n – 5. andar – Sala 526.

(prédio da Central do Brasil)