FECTI: Feira acontece neste fim de semana no Cefet/Maracanã

Neste fim de semana, entre os dias 30 de novembro (sexta-feira) e 1º de dezembro (sábado), o CEFET/Campus Maracanã receberá a XIIFECTI (Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro). O evento, que acontecerá das 10h às 17h, tem entrada gratuita e é organizado pelo departamento de Divulgação Científica da Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), órgão ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS).

Ao todo, 157 trabalhos serão apresentados ao público e à comissão de avaliação (Comitê Científico) constituída por professores e pesquisadores nesta que é a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro. Eles estão divididos em seis categorias: Ciências no Ensino Fundamental II – 6° e 7° ano; Ciências no Ensino Fundamental II – 8° e 9º ano; Ciências Biológicas & da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Desenvolvimento de Tecnologia; Interdisciplinar – os quatro últimos são voltados para estudantes do ensino médio e técnico. Ao final do evento, os expositores – alunos, professores e suas escolas – recebem o certificado de participação e os melhores trabalhos serão premiados.

fectii

“A FECTI é extremamente importante para promoção da alfabetização científica com vistas ao despertar de talentos para ciência. Penso que a FECTIcontribui também para valorização do professor e da escola, além de promover o trabalho colaborativo entre os alunos”, diz a vice-presidente científica da Fundação CECIERJ, Mônica Santos Dahmouche.

O objetivo do evento é promover e popularizar a ciência no Estado do Rio de Janeiro através de projetos de pesquisa em diversas áreas, desenvolvidos no ambiente escolar, por alunos de escolas públicas e privadas. A XII FECTI tem o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ

Expo 1 Lugar C Bio

Premiação:

=> Troféu para a escola onde foi desenvolvido o projeto melhor colocado em cada uma das seis categorias.

=> Medalhas para estudantes e professores dos três melhores trabalhos em cada categoria.

=> Prêmio Divulgação Científica – Medalhas para estudantes e professores autores do melhor projeto escrito, elaborado segundo as Normas e modelos para elaboração de trabalho para a XII FECTI.

=> Bolsas CNPq: Os alunos autores dos trabalhos premiados, que estiverem cursando o ensino médio ou técnico até o final de 2019, irão concorrer a nove bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq.

=> FEBRACE: três projetos serão indicados para participar da FEBRACE de 2019, organizada pela USP na cidade de São Paulo.

=> Ciência Jovem: dois projetos serão indicados para participar da Ciência Jovem 2019, organizada pelo Espaço da Ciência de Olinda, PE.

=> MOSTRATEC: três projetos receberão credenciamento para participar da MOSTRATEC de 2019, em Novo Hamburgo, RS.

Serviço:

Local: CEFET/RJ – Campus Maracanã (Rua General Canabarro, 485)

Dia 30/11, sexta-feira

Abertura da XII FECTI, no auditório 1 do CEFET: às 9h

Exposição dos trabalhos: das 10h às 17h

II Encontro com professores FECTI: das 14h às 16h, mesa-redonda com o tema: Desenvolvimento de projetos de pesquisas pelos estudantes, nas escolas

Dia 1/12, sábado

Exposição dos trabalhos: das 10h às 16h

Oficinas para os professores orientadores da XII FECTI: das 10h às 11h30
(oficinas ministradas pelos professores da Praça da Ciência Itinerante)

Banda do CETEP Marechal Hermes: das 15h às 16h, no auditório

Encerramento e premiação: das 16h às 17 h, no auditório