Fundação CECIERJ lança Painel de Acompanhamento

Home do Painel de Acompanhamento

A Fundação CECIERJ começa 2019 com o lançamento de um projeto inovador chamado Painel de Acompanhamento de Disciplinas, um programa que converge informações da Plataforma CEDERJ (ambiente virtual de aprendizagem da consórcio) e do Sistacad (Sistema Acadêmico), focando no desempenho do aluno. O objetivo é entender a evolução do estudante durante a graduação, de uma forma que seja possível mapear os motivos da evasão e criar meios de fazer com que este discente conclua os estudos. Atualmente, os cursos contam com 35 mil alunos ativos.

“O objetivo do painel é dar acesso a informações importantes, para auxiliar o coordenador na sua prática docente, dando a ele um panorama sobre sua turma, estudantes, desempenho deles e o perfil de cada um. Isso pode levar a um melhor atendimento do estudante, que vai levar em consideração as características de cada um, levando a uma ação mais direcionada para grupos de estudantes ou para um estudante individualmente. Possivelmente, esse modelo pode evoluir e ser aplicado nos cursos presenciais das universidades que formam o consórcio”, Marílvia Dansa de Alencar, Vice-Presidente de Educação Superior a Distância e Diretora Acadêmica.

Há mais de um ano, uma equipe foi montada na Fundação CECIERJ para acompanhar o andamento das disciplinas de maneira mais minuciosa e gerar relatórios que eram enviados aos coordenadores de disciplinas. A ideia de fazer um programa como este surgiu da necessidade de dar a este profissional mais autonomia para analisar esses dados. Para isso, o painel, que já existia, ganhou uma aparência mais amigável, com funcionalidades mais modernas que facilitarão o acesso às estatísticas tanto de um desktop quanto do celular, já que o site é totalmente responsivo.

Clique na imagem para ver o vídeo

O coordenador terá acesso a dados como perfil socioeconômico e notas dos estudantes, número de reprovações, presença na plataforma, presença em tutorias presenciais e a distância, informações da avaliação institucional, nota no Enade etc.

Inicialmente o Painel de Acompanhamento está disponível para os Coordenadores de curso, de tutoria e de disciplina. Ao longo do ano serão lançados perfis voltados para os articuladores acadêmicos e mediadores pedagógicos.

Equipe que fez parte da elaboração do Painel de Acompanhamento