PLATAFORMA

Fundação CECIERJ lança Painel de Acompanhamento

Home do Painel de Acompanhamento

Home do Painel de Acompanhamento

A Fundação CECIERJ começa 2019 com o lançamento de um projeto inovador chamado Painel de Acompanhamento de Disciplinas, um programa que converge informações da Plataforma CEDERJ (ambiente virtual de aprendizagem da consórcio) e do Sistacad (Sistema Acadêmico), focando no desempenho do aluno. O objetivo é entender a evolução do estudante durante a graduação, de uma forma que seja possível mapear os motivos da evasão e criar meios de fazer com que este discente conclua os estudos. Atualmente, os cursos contam com 35 mil alunos ativos.

“O objetivo do painel é dar acesso a informações importantes, para auxiliar o coordenador na sua prática docente, dando a ele um panorama sobre sua turma, estudantes, desempenho deles e o perfil de cada um. Isso pode levar a um melhor atendimento do estudante, que vai levar em consideração as características de cada um, levando a uma ação mais direcionada para grupos de estudantes ou para um estudante individualmente. Possivelmente, esse modelo pode evoluir e ser aplicado nos cursos presenciais das universidades que formam o consórcio”, Marílvia Dansa de Alencar, Vice-Presidente de Educação Superior a Distância e Diretora Acadêmica.

Há mais de um ano, uma equipe foi montada na Fundação CECIERJ para acompanhar o andamento das disciplinas de maneira mais minuciosa e gerar relatórios que eram enviados aos coordenadores de disciplinas. A ideia de fazer um programa como este surgiu da necessidade de dar a este profissional mais autonomia para analisar esses dados. Para isso, o painel, que já existia, ganhou uma aparência mais amigável, com funcionalidades mais modernas que facilitarão o acesso às estatísticas tanto de um desktop quanto do celular, já que o site é totalmente responsivo.

Clique na imagem para ver o vídeo

O coordenador terá acesso a dados como perfil socioeconômico e notas dos estudantes, número de reprovações, presença na plataforma, presença em tutorias presenciais e a distância, informações da avaliação institucional, nota no Enade etc.

Inicialmente o Painel de Acompanhamento está disponível para os Coordenadores de curso, de tutoria e de disciplina. Ao longo do ano serão lançados perfis voltados para os articuladores acadêmicos e mediadores pedagógicos.

Equipe que fez parte da elaboração do Painel de Acompanhamento

                                      Equipe que fez parte da elaboração do Painel de Acompanhamento

UNIVERSIDADES CONSORCIADAS

APOIO

Governo do Estado do Rio de Janeiro