PLATAFORMA

Mandela: O caminho para a paz passa pela EaD

Se estivesse vivo, Nelson Mandela estaria completando nesta quarta-feira, 18 de julho, 100 anos! Um dos grandes líderes da nossa História, o caminho de sabedoria de Madiba¹ passa pela Educação a Distância.Condenado, inicialmente, a prisão perpétua, Nelson Mandela, ficou 27 anos preso. Neste período, ele, que já tinha começado a cursar graduação em Direito presencialmente, terminou os estudos na Universidade de Londres a distância. Infelizmente, Mandela foi impedido de obter o diploma por não conseguir autorização para deixar a prisão a fim de realizar o exame final do curso que o habilitaria profissionalmente.

O diploma chegou apenas em 1989, às vésperas de sair da prisão, quando conseguiu concluir o estudo em Direito, também a distância, pela Universidade da África do Sul. A colação de grau, entretanto, foi absentia, termo em latim que significa “em ausência”, porque ele ainda estava preso e não foi liberado para comparecer a cerimônia.

A certeza de que a educação é o melhor caminho para a conquista para a liberdade individual e coletiva, Madiba criou a fundação “Mandela Rhodes Scholarship”, que financia estudo de jovens, e a “Nelson Mandela Institute for Rural Development and Education”, com foco na educação para pessoas em áreas rurais da África do Sul.

“Todos nós sabemos que a educação, mais do que qualquer outra coisa, melhora nossas chances de uma vida melhor”, disse Mandela num discurso proferido em dezembro de 2004.

¹:  Madiba é o nome do clã Thembu a que Mandela pertence. Foi também o nome de um chefe Thembu no século XIX. Chamar Madiba a Mandela é sinal de carinho e respeito. (http://www.lux.iol.pt/internacional/madiba/nelson-mandela-tinha-seis-nomes-saiba-o-seu-significado)

Fontes: https://www.nelsonmandela.org/ e https://blogdojuarezsilva.wordpress.com/2013/12/07/mandela-patrono-mundial-da-ead-educacao-a-distancia/

UNIVERSIDADES CONSORCIADAS

APOIO

Governo do Estado do Rio de Janeiro