PLATAFORMA

Museu Ciência e Vida inaugura exposição sobre prevenção do câncer

ExpoCâncer “Saudável Mente”:  Exposição é voltada para o público jovem e acessível a cegos e surdos.

O câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, perdendo apenas para doenças cardiovasculares. Várias dúvidas, mitos e questionamentos cercam a doença, como: As tatuagens podem favorecer o desenvolvimento de um câncer? As escovas progressivas são realmente um fator de risco? As redes wi-fi podem contribuir para o aparecimento de um tumor? Essas são algumas perguntas que serão respondidas na Exposição – ExpoCâncer “Saudável Mente”, que será inaugurada nesta quinta, dia 28/04, no Museu Ciência e Vida, da Fundação Cecierj, localizado em Duque de Caxias (Baixada Fluminense). Organizada pelo programa de Oncobiologia da UFRJ, em parceria com o Museu Ciência e Vida, e a Fundação do Câncer, a exposição é voltada para o público jovem e, também acessível a cegos e surdos, através de audiodescrição e Libras.

– Nosso objetivo com essa exposição é oferecer informações de uma maneira lúdica e divertida para os nossos jovens e toda a população, mostrando que com a mudança de alguns hábitos podemos promover melhorias na qualidade da nossa saúde e da nossa vida, ressalta a Diretora do Museu Ciência e Vida, Mônica Dahmouche.

A maioria dos jovens acredita que a doença atinge mais os idosos, mas é exatamente nessa fase da vida que costumes simples como alimentação saudável, atividades físicas, lazer, sexo com camisinha e filtro solar bem aplicado podem contribuir para evitar doenças no futuro.

A ExpoCâncer traz informações de como se prevenir contra o câncer. A expografia foi montada numa planta baixa de uma casa imaginária, onde os personagens Thiago e Mila discutem vários aspectos sobre fatores de risco associados ao câncer. Temas como: O câncer pega? Todo tumor é um câncer? e muitas outras perguntas estão espalhadas pela casa da Mila. Muitas dúvidas são mitos, outras são verdades científicas. Vale conferir a exposição e esclarecer as dúvidas.

O Museu Ciência e Vida é administrado pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Foto ExpoCancer Foto ExpoCancer2 Foto ExpoCancer8

Serviço:
Exposição Saudável Mente
Inauguração: de 28 de abril
Local: Museu Ciência e Vida, de Duque de Caxias
Endereço: Rua Aílton da Costa s/n, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias
Telefone: (21) 2671-7797
Horário: De terça a sexta-feira, das 9h às 16h30
Entrada gratuita

 

UNIVERSIDADES CONSORCIADAS

APOIO

Governo do Estado do Rio de Janeiro