Museu em Caxias apresenta projeto “Meninas nas ciências”

O Museu Ciência e Vida, da Fundação CECIERJ, quer provar que laboratório de nanotecnologia é coisa de menina! Para isso, lançará neste sábado, às 10h o projeto “Meninas nas ciências exatas da Baixada Fluminense”, onde quinze meninas de escolas públicas de Duque de Caxias participarão de atividades científicas, incluindo pesquisas em em laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O projeto busca, também, promover ações de divulgação científica nas escolas e no Museu Ciência e Vida. Um exemplo está no Festival Meninas na Ciência, previsto para o segundo semestre, com oficinas, painéis e palestras com mulheres premiadas na área científica.

“Carreiras das ciências exatas, engenharias e computação foram colocadas como masculinas durante muito tempo, como se as mulheres não fossem capaz de desenvolver o raciocínio deste campo. Queremos, com esse projeto, estimular a pesquisa científica e, ao mesmo tempo, promover a igualdade de gênero”, argumenta Mônica Dahmouche, coordenadora adjunta do projeto e diretora do Museu Ciência e Vida.

O projeto foi selecionado pela chamada pública “Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações  (MCTIC).

O Museu Ciência e Vida fica na Rua Aílton da Costa S/N, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias.