Polo Rocinha ganha nova sede

A Fundação Cecierj/Consórcio Cederj e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, inauguraram, em 25/02, a nova sede do Polo de Educação a Distância  (PED) da Rocinha. Com um investimento de 2,5 milhões de reais, o polo traz a proposta inovadora de reunir em um espaço de 1.200 metros quadrados, além dos cursos de graduação, o Ensino Fundamental II e Médio da rede Ceja e cursos de formação profissional, todos na modalidade a distância.

Os alunos vão desfrutar de nove salas de tutoria, dois laboratórios de informática, dois de física, uma biblioteca e um auditório de 100 metros quadrados, cada, espaço wireless e módulos independentes para o Ceja e Cederj

– Hoje, com a nova estrutura e com modelo de educação integrada aumentamos também as oportunidades para quem quer estudar, mas tem dificuldades de tempo e locomoção, ressalta o presidente da Fundação Cecierj, Carlos Bielschowsky.

– O ensino a distância não para de crescer em todo o mundo. Hoje, mais de 35 mil alunos estão matriculados em cursos do consórcio Cederj. O nível de dedicação tem que ser ainda maior do que nos presenciais. E os bons resultados obtidos provam a qualidade de nossos cursos. Os alunos que topam enfrentar o desafio do ensino semipresencial são alunos com uma dedicação ainda maior aos estudos – Afirma o secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca.

Os cursos de graduação a distancia são oferecidos pelo Consórcio Cederj, formado por oito instituições públicas de ensino superior no Estado do Rio de Janeiro (UERJ, UFRJ, UFF, UNIRIO, UENF, RURAL e CEFET, IFF). No Polo Rocinha há quatro cursos universitários: Licenciatura em Pedagogia (Uerj), Tecnologia em Sistemas da Computação (UFF), Administração (UFFRJ) e Tecnologia em Gestão de Turismo (Cefet-RJ).

Já a Rede Ceja – Centro de Estudos de Jovens e Adultos – oferece o Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, e o Ensino Médio para jovens e adultos. Os três cursos profissionalizantes – Eletricista Predial, Encanador/Instalador (bombeiro hidráulico) e Segurança no Trabalho – são uma parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).