Polo Volta Redonda realiza Aula Inaugural e comemora seus 15 anos

Polo Cederj Volta Redonda realiza neste sábado (22/07), no auditório da UFF Campus Aterrado, em Volta Redonda, a Aula Inaugural referente ao segundo semestre de 2017 dos cursos de licenciatura e bacharelado. Na ocasião também será celebrado o aniversário de 15 anos da Unidade Cederj. O evento contará com as presenças do Presidente da Fundação Cecierj, Carlos Bielschowsky; do Prefeito da Cidade, Samuca Silva; da diretora do polo, Neusa Magali Gonçalves e demais autoridades.

Criado em 27 de julho de 2002, o Polo Regional de Volta Redonda – Darcy Ribeiro iniciou suas atividades com o curso Licenciatura em Matemática oferecido pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Com 30 alunos, o polo funcionava em um espaço cedido na Escola Municipal Delci Horta, com apenas uma sala de tutoria. Hoje, a unidade ocupa um amplo espaço no Estádio Raulino de Oliveira, com oito salas para tutorias, laboratórios de biologia, de física e de informática. Também possui uma biblioteca, um auditório e sala de tutores.

A Aula Inaugural deste semestre é especialmente gratificante, pois comemoramos 15 anos do Polo Cederj Volta Redonda, um dos nossos primeiros polos que, como muito orgulho, batizamos como Polo Darcy Ribeiro – idealizador da oferta de graduação a distância no Brasil. Começamos oferecendo apenas um curso de graduação e hoje já são seis. E a notícia boa é que, em parceria com a Prefeitura, estamos em busca de um espaço mais amplo para o polo e assim a expectativa de mais infraestrutura e a oferta de novos cursos – ressalta o Presidente da Fundação Cecierj, Carlos Bielschowsky.

A diretora do polo, Neusa Magali Gonçalves destacou a importância de ter um polo de graduação a distância no município. “Volta Redonda pode se considerar privilegiada por abrigar o Consórcio Cederj, pois pode oferecer à população cursos de nível superior gratuitos de renomadas universidades. Além disso, a modalidade semipresencial é excelente para aqueles que não possuem tempo para o estudo. Na EAD o aluno tem a possibilidade de conciliar horários e planejar a programação de seus estudos. Portanto, o Cederj é uma porta de oportunidades aberta aos moradores locais e da região” – enfatiza a diretora.

Atualmente, o Consórcio Cederj – integrado pelas instituições públicas de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro (CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ E A UNIRIO), oferece no Polo Volta Redonda seis cursos de graduação, na modalidade semipresencial:  Administração Pública; Tecnologia em Sistemas de Computação, e as seguintes Licenciaturas: Ciências Biológicas; Física; Matemática e Pedagogia. A unidade possui quase 2,5 mil alunos matriculados. Este ano já foram oferecidas 526 vagas para novos estudantes.

O Consórcio Cederj é administrado pela Fundação Cecierj, órgão vinculado à  Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social do Estado do Rio de Janeiro.

SERVIÇO:
Aula Inaugural / 15 anos do Polo Volta Redonda
Data: 22/07/2017
Horário: às 9h
Local: Auditório da UFF Campus – Aterrado
Endereço: Rua Desembargador Ellis Hermydio Figueira 783 – Aterrado / Volta Redonda – RJ

CONVITE Volta Redonda 15 anos