PLATAFORMA

Leia artigos da nova edição da revista EaD em foco

Capa da Revista EaD em Foco, da Fundação Cecierj

Capa da Revista EaD em Foco, publicada pela Fundação Cecierj

Com o objetivo de divulgar e debater do ponto de vista acadêmico a metodologia da Educação a Distância, a Fundação Cecierj lançou a revista EaD em Foco, que este ano passa a adotar o formato de “publicação contínua” (rolling pass), em volume único.

Dessa forma, não haverá mais paginação sequencial. Os artigos passaram por uma atualização de design, de forma a facilitar a adaptação ao novo sistema. Os primeiros estão sendo apresentados em sua versão de formatação final; os próximos, entretanto, serão publicados em uma versão “preprint”, e posteriormente publicados com os últimos ajustes e diagramação.

Veja abaixo os quatro primeiros artigos desta edição:

Qualidade na Educação Superior a Distância no Brasil: Onde Estamos, para Onde Vamos?, por Carlos Eduardo Bielschowsky, Presidente da Fundação Cecierj

A educação superior a distância no Brasil tinha, em 2004, cerca de 60 mil alunos matriculados; cresceu rapidamente e atingiu em 2016 a marca de 1,5 milhão de matrículas, oferecendo importante colaboração para o desenvolvimento do país. Nesse contexto, mais do que nunca, é necessário analisar como se processou esse crescimento e prospectar o futuro, com vista a seu aprimoramento.

http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/709

Atividade Online como Dispositivo Formativo em EaD: Exemplo do Experimento de Titulação, por Marilia Amável Gomes Soares, Viviane Muniz da Silva Fragoso, Frederico Alan de Oliveira Cruz

Nesse trabalho são apresentadas as etapas necessárias para a utilização dessas simulações de experimentos como elemento de apoio aos alunos dessa modaliade de ensino e as discussões sobre a aplicação destas.

http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/678

Os Desafios do Estágio Supervisionado em um Curso de Licenciatura a Distância, por Layla Julia Gomes Mattos, Silvana Claudia dos Santos

Nosso olhar buscou compreender como os estágios supervisionados do curso de licenciatura em Matemática a distância de uma universidade federal mineira têm sido propostos pela instituição, como eles são organizados pelo professor responsável pelas disciplinas de estágio e como eles são vivenciados pelos alunos.

http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/643

O Uso do Plano de Tutoria na Prática Docente do Tutor Online na Universidade Aberta do Brasil, por Emmanuele Maria Correia Costa, Cleide Jane de Sá Araújo Costa

O estudo investiga contribuições do plano de tutoria para a prática do tutor na UAB/EaD de um curso da Universidade Federal de Alagoas, com objetivo de analisar a efetividade dos planos de tutoria na ação do tutor e se eles são instrumentos de suporte que auxiliam no processo de aprendizagem dos estudantes da EaD. É um estudo de caso de natureza qualitativa com finalidade de perceber a prática do tutor a partir do uso dos planos de tutoria que auxiliam no processo de aprendizagem dos estudantes.

http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/610

UNIVERSIDADES CONSORCIADAS

APOIO

Governo do Estado do Rio de Janeiro