CEDERJ: Veja dicas de boas práticas na EaD

gedai2

Um dos grandes desafios dos novos alunos CEDERJ é a adaptação à modalidade de Educação a Distância. Acostumados, de uma maneira geral, ao sistema presencial, os estudantes sentem dificuldade com o uso da plataforma e, principalmente, em criar uma rotina de estudos em casa para não acumular matéria. Para tentar acender uma luz no fim do túnel, conversamos com duas Coordenadoras de disciplina da Biologia que se destacam pelas boas práticas no dia a dia.

“A gente vê que o maior problema que eles têm é de entender a plataforma e de conseguir acompanhar o calendário acadêmico. Eles não não percebem que se não acompanharem o cronograma a matéria irá acumular, o que vai desmotivá-lo, porque ele acha que não conseguirá ir bem nas provas”, contextualiza Cleide ferreira da Silva albuquerque, professora da UENF e Coordenadora da disciplina Dinâmica da terra.

Sabendo desse problema, algumas táticas foram implantadas para facilitar a vida do aluno:

“Nós fazemos várias iniciativas, uma delas é mandar no fórum da plataforma uma mensagem e replicar essa mesma mensagem no e-mail para eles toda semana. Por exemplo, ‘essa semana vocês vão estudar a aula número X’, ‘é preciso responder o questionário 1’, ‘essa semana tem aula prática, se informa no polo como vai participar’. Esses avisos são enviados toda segunda-feira, quando a sala de aula virtual é atualizada”, explica Glauca Aragon, professora da UENF e Coordenadora da disciplina Dinâmica da terra, que também frisa a importância do estudante acompanhar o calendário acadêmico e ir às tutorias presenciais:

“A gente procura criar uma proposta de atividade toda semana, na tentativa de usar uma metodologia mais ativa. É importante que os alunos leiam as aulas antes de irem para a tutoria,que tentem criar um ritmo. Porque muitos chegam na sessão de tutoria e não participam por não leram”.

GEDAI - módulo 2(2)

GEDAI

Essas dicas das coordenadoras são, na verdade, um compilado do que os alunos veem no Gestão da Educação a Distância Autorregulada e Inovadora (GEDAI), um curso que os alunos fazem assim que passam para o CEDERJ justamente para aprender métodos de adaptação a modalidade de educação a distância.

Os cinco módulos foram concebidos para serem explorados pelos alunos em seu próprio ritmo, sem mediação, com atividades que contam com feedback automático, após sua realização. Destes, três estarão disponíveis no início do semestre letivo de 2019, e os 2 restantes tem previsão de oferta para o mês de março.
Cada um demanda entre 2 e 4 horas para ser estudado, dependendo de cada aluno. A participação nos módulos é considerada em função dos recursos explorados e atividades concluídas. Ao final, o aluno recebe uma declaração de conclusão que pode ser considerada para comprovação de atividades acadêmicas, dependendo da coordenação de cada curso.

Os cinco módulos GEDAI são:

1 – CEDERJ pra você

2 – O estudante autônomo