PLATAFORMA

X FECTI – Participe da maior feira de ciências do Rio

 X FECTI será nos dias 19 e 20 de novembro e premiará
melhores projetos de alunos das redes pública e privada

Quem se interessa por ciência, tecnologia e inovação tem uma ótima razão para ir ao campus Maracanã do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), nos dias 19 e 20 de novembro. Na ocasião, acontecerá a 10ª edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (X FECTI) realizada pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.  A exposição será aberta ao público e no primeiro dia ocorrerá das 10 às 19 horas. No segundo, quando os melhores projetos serão premiados, entre 8h30min e 10h30min.

“Realizar a FECTI sempre envolve a parceria com os professores e nos enche de orgulho, pois acompanhamos o compromisso deles com a educação de qualidade para seus alunos e o empenho e dedicação desses alunos em busca de conhecimento e de novos desafios nas áreas da ciência, tecnologia e inovação. Por isso, vale a pena visitar a FECTI! É uma de oportunidade de conhecer as pesquisas que vem sendo desenvolvidas nas escolas de nosso estado”, ressalta a vice-presidente científica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), Mônica Santos Dahmouche.

Trata-se da maior feira do estado envolvendo a apresentação de 170 trabalhos desenvolvidos por estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Médio e Técnico de 38 municípios das redes pública e privada. Os projetos abordam assuntos de diversas áreas das ciências, como Biologia, Saúde, Tecnologia, Ciências Exatas e da Terra. Os mais bem avaliados pelo Comitê Científico serão premiados com medalhas, troféus, bolsas e indicações para participarem de feiras nacionais.

Premiação: 

  • Medalhas para estudantes e professores dos três melhores trabalhos em cada categoria.
  • Troféu para a escola onde foi desenvolvido o projeto melhor colocado em cada categoria.
  • Para cada uma das 6 categorias, medalhas para estudantes  e professores autores do melhor projeto escrito, elaborado segundo as normas encontradas emhttp://cederj.edu.br/divulgacao/fecti/.
  • Bolsas CNPq: Os alunos autores dos trabalhos premiados, que estiverem cursando o ensino médio ou técnico até o final de 2017, irão concorrer a quinze bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq.
  • Ciência Jovem: três projetos serão indicados para participar da Ciência Jovem 2017, organizada pelo Espaço da Ciência de Olinda, PE.
  • FEBRAT: dois projetos de escolas de aplicação ou técnicas serão indicados para participar da feira nacional que ocorre em Belo Horizonte, MG.
  • FEBRACE: três projetos serão indicados para participar da FEBRACE de 2017, organizada pela USP na cidade de São Paulo.
  • MOSTRATEC: três projetos serão indicados para participar da MOSTRATEC de 2017, em Novo Hamburgo, RS.

A X FECTI é uma realização da Fundação Cecierj e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento tem o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e do Cefet/RJ.

Serviço: X FECTI

Exposição de trabalhos:
Dia: sábado, 19 de novembro de 2016
Horário: das 10h às 19h

Premiação:
Dia: domingo, 20 de novembro de 2016
Horário: das 08h30 às 10h30

Local: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ
End.:Rua General Canabarro, 485, Maracanã – RJ

Entrada Franca
Veja o vídeo da IX FECTI
Siga a fanpage da FECTI

 

 

 

UNIVERSIDADES CONSORCIADAS

APOIO