Quem Somos

Conheça quem faz o Pré-Vestibular acontecer.

Diretoria

Celina Costa é bióloga, física, Mestre em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e professora do Colégio de Aplicação da UFRJ, onde atuou na formação de professores desde 1992 e na direção geral de 2006 a 2013.

Coordenação Executiva

Juan Jose Page Chamorro é administrador de empresas.

Luis Armando de Araújo Villela, graduado em Engenharia Civil  pela UFRJ e Administração de Empresas pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília, trabalha no Pré-Vestibular Social desde 2005 e desenvolve atividades junto à Direção concernentes aos assuntos acadêmico-administrativos.

Lenira de Almeida Linhares Pereira Morais é graduada em Pedagogia Empresarial e Pós Graduada em Gestão de Recursos Humanos.  Trabalha na Fundação CECIERJ desde 2002 e no Pré-Vestibular Social desde sua criação em 2003.

Coordenação Técnica e Administrativa

Assistentes Sociais

Raquel Moreira é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).  Participa do processo seletivo de alunos e tutores. Planeja e executa a capacitação dos tutores para triagem de documentos na seleção de alunos. Integra o Grupo de Suporte à Orientação Acadêmica (Grupo SOA).

Técnicos em EAD

Marcos Ribeiro do Nascimento possui Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Desenho Instrucional para EAD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Especialista em Instrumentação para Ensino de Matemática (UFF) e Mestrado em Sistemas de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Integra o corpo Técnico-Acadêmico do Pré-Vestibular Social da Fundação CECIERJ.

Assistentes Administrativos

Val Brito é assistente administrativa do Pré-Vestibular Social desde 2009.

Coordenação das Disciplinas

Biologia

Renato Matos Lopes é Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa  e Doutor em Biologia pela UERJ. Atualmente é Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, onde desenvolve atividades de docência e pesquisa na área de Ensino em Biociências e Saúde.

Espanhol

Jaqueline Lopes é graduada em Letras, Português/Espanhol, pós-graduada, portadora do Diploma Superior do Espanhol como Língua Estrangeira – DELE, trabalha há mais de quinze anos em preparatórios para o Vestibular , nos Ensinos Médio e Fundamental e na Coordenação de Área de vários colégios da rede particular. É autora de diversas apostilas preparatórias para o Vestibular e é examinadora do DELE, pelo Instituto Cervantes. Atualmente, é autora, coordenadora de área e professora do Colégio e Curso de A a Z, desde a sua criação, e professora dos Ensinos Fundamental e Médio do Colégio Santo Agostinho.

Física

Carlos Alberto Faria Leite é Físico, com os cursos de Bacharelado e Mestrado em Física pela UFF, Doutor em Ciências, na área de Física atômica, pela USP de São Carlos. É Professor do Instituto de Física da UFF desde 1978 onde atuou como Vice-Diretor no período de 2004 a 2007. Atualmente é Professor Associado, ministra a disciplina Mecânica Geral V (para as engenharias) e colabora com os programas de extensão do IF/UFF no setor de divulgação científica da  “Casa da Descoberta”, um espaço com brinquedos interativos (hexibits), aberto aos alunos do ensino fundamental e médio e ao público em geral.
Eden Vieira Costa é Físico, Bacharel e Mestre pelo Instituto de Física da UFF onde exerceu o cargo de  Coordenador do Curso de Graduação de 1989 a 1993, sendo atualmente seu  Vice-Coordenador. Ministra os Curso de Fundamentos de Física para a Biologia (graduação), Instrumentação para o Ensino de Física e Tópicos Especiais em Ciências.  (pós graduação lato-sensu). Colabora com os  programas de extensão do Departamento de Física-UFF e “Jovens Talentos para as Ciências” da FAPERJ.

Geografia

Sonia Vidal G. da Gama é geógrafa e professora de geografia pela UFMG, especialista em Percepção Ambiental e Espaço Urbano pela UFMG, Mestre em Geomorfologia e Geoecologia e Doutora em Planejamento e Gestão Ambiental pela UFRJ. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Geografia da UERJ e pesquisadora associada do Núcleo de Estudos do Quaternário (NEQUAT) – Depto de Geografia, IGEO/UFRJ.

História

Maria Manuela Quintáns Alvarenga, bacharel e licenciada em História pela UFRJ, é professora de ensino fundamental e médio aposentada da UFRJ, tendo exercido os cargos de Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio e de Diretora do Colégio de Aplicação da UFRJ.
Alessandra Carvalho é Doutoranda em Sociologia e Antropologia do IFCS/UFRJ, Mestre em História Social pela UFRJ e professora de Ensino Médio da SEE-RJ e professora aprovada e classificada em concurso público de provas e títulos do Colégio de Aplicação da UFRJ, aguardando nomeação.

Inglês

Sonia Zyngier é Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Literatura Inglesa pela University of Liverpool (1973) e Ph.D. em Linguística Aplicada pela University of Birmingham (1994). Como Diretora Adjunta de Cultura e Extensão da Faculdade de Letras da UFRJ, organizou e coordenou o Projeto CLAC de 1998 a 2003. Lecionou em Towson State University em Baltimore, E.U.A. Suas pesquisas e publicações concentram-se nas áreas de estilística pedagógica, educação literária, análise do discurso e Ciência Empírica da Literatura. Criou a área de Conscientização Literária e, em colaboração com pesquisadores de universidades estrangeiras, fundou e coordenou o Núcleo de Pesquisas REDES. Atualmente realiza vários tipos de consultoria em língua inglesa e é co-editora da série Linguistic Approaches to Literature (John Benjamins Publishing Company).
Edione T Azevedo é Mestre e Doutora em Linguística pela UFRJ. Como professora da graduação e pós-graduação da Universidade Federal exerceu várias funções administrativo-acadêmicas, entre elas as de Diretora de Ensino de Graduação (1990-1994) e de Diretora da Faculdade  de Letras (1998-2002). Pesquisadora na área de Linguística (lexicologia/fonética e fonologia ) com artigos publicados, participou de diversos congressos sobre Linguística e Fonologia. Sua atividade docente se estende ao  Colégio Pedro II onde exerceu a função de Coordenadora Pedagógica do Departamento de Línguas Anglo-Germânicas, setor de Língua Inglesa. Atualmente realiza consultoria nas áreas de Linguística, Fonologia e Língua Inglesa.

Língua Portuguesa

Diogo Pinheiro é graduado em Letras pela UFRJ, mesma instituição onde obteve o título de mestre em Língua Portuguesa e onde atualmente cursa o doutorado em Linguística. Em nível superior, foi professor substituto na UFF e na Uerj (Faculdade de Formação de Professores) e atuou ainda em diversos cursos de pós-graduação de instituições privadas. Em nível médio e fundamental, trabalhou na rede particular de ensino. Hoje, é professor de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Fronteira Sul. E flamenguista, com muito orgulho.

Luciano Carvalho do Nascimento é licenciado em Letras – Português, Literaturas e Inglês – pela UNIPLI. É mestre em Língua Portuguesa pela UFRJ, e atualmente cursa doutorado em Teoria Literária na UFSC. Atuou como professor de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Produção Textual em várias instituições das redes pública e privada de ensino, nos níveis fundamental, médio e superior. É professor do Colégio Militar do Rio de Janeiro desde 2006.

Matemática

Fábio Henrique Teixeira de Souza é matemático licenciado pela UFRJ com mestrado em Finanças no IMPA em andamento. Professor do 3o. ano do Ensino Médio do Colégio Cruzeiro e Coordenador do 3o. ano da Escola Parque.
Victor Giraldo é bacharel e mestre em Matemática e doutor na área de Ensino de Matemática. É professor do Instituto de Matemática da UFRJ desde 1992, onde atuou como coordenador do do curso de Licenciatura em Matemática, de 1997 a 2000, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, de 2006 a 2011.
Carmen Maria Costa de Carvalho é engenheira de telecomunicações, mestre em informática pela PUC – RJ, tendo atuado como engenheira na Embratel, de 1976 a 1983 e como professora adjunta da Universidade Federal Fluminense UFF, desde 1983 até presente data, estando atualmente na coordenação administrativa do Curso de Especialização a distância -Sistemas Modernos de Telecomunicações, parceria da UFF com Exército Brasileiro.

Química

Isabella Faria é graduada em Química com Atribuições Tecnológicas e Licenciatura Plena em Química, pela UFRJ e Especialista em Ensino de Química pela PUC-RJ. Professora de Ensino Médio dos Colégios Teresiano e São Vicente de Paulo e conteudista da Extensão e Graduação da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ.
Fabiano Lins da Silva, graduado em Engenharia Química e Licenciatura Plena em Química pela UFRJ, e mestre em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professor de Ensino Médio na Escola Estadual Antonio Houaiss, na Escola Dinâmica do Ensino Moderno (EDEM) e Colégio Barilan.
Samira G. M. Portugal é doutora em Química Orgânica pela UFRJ, bacharel em Química com atribuições tecnológicas pela UFRJ e licenciada em Química pela UERJ. Atuou no Ensino Médio como professora concursada do Colégio Pedro II, da SEE-RJ, da rede FAETEC e da rede privada. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Biociências da UNIRIO, onde ministra disciplinas para a graduação e desenvolve projetos de pesquisa na área de química ambiental.

Redação

Rafael Pinna é formado em Jornalismo pela UFRJ, mestre em Lingüística pela PUC-RJ e professor de Redação e Interpretação de Textos no Colégio e Curso Vestibular de A a Z.
Liana Biar é doutoranda em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio, mestre em Letras pela UERJ e graduada em Letras – Português/Literaturas – também pela UERJ. Atualmente, é professora do ensino médio do CEFET/RJ e professora e coordenadora da pós-graduação em Letramento(s) e Práticas Educacionais na mesma instituição.

UNIVERSIDADES CONSORCIADAS

APOIO