Saiba os critérios para isenção e pré-inscrição em cotas

Tire as dúvidas sobre cotas e isenção do Vestibular Cederj

Desde a última segunda-feira estão abertas as inscrições para pedido de isenção e pré-inscrição em cota e ação afirmativa do Vestibular Cederj 2018.2. Muitos ainda estão com dúvidas sobre quais critérios serão avaliados para a concessão do benefício. Pensando nisso, vamos explicar minimamente cada caso.

Para solicitar o pedido de isenção da taxa de pagamento do Vestibular e a pré-inscrição no Sistema de Cotas o candidato deve acessar o formulário de requerimento até o dia 30 de março. Nele, o candidato terá a opção de escolher apenas pela isenção ou isenção e cota.

Quem escolher apenas a isenção no valor de inscrição terá que apresentar a documentação pedida no edital no item 4.1 que comprove a insuficiência de recursos financeiros, sendo definida como renda per capita mensal bruta quantia igual ou inferior a R$ 1.429,00 (hum mil e quatrocentos e vinte e nove reais).

O candidato que quiser participar também do sistema de cotas, terá que incluir na pré-inscrição, além dos documentos acima, os pedidos no item 4.2 do mesmo edital. Essas são as situações em que a pessoa pode pleitear a inclusão no Sistema de Cotas:

– Candidato oriundo de escolas públicas.
– Candidato negro ou pertencente a povos indígenas.
– Pessoas portadoras de deficiência física.
– Filho de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapazes em razão do serviço.

O sistema de cotas é aceito pelas instituições estaduais UERJ e UENF e para elas a condição socioeconômica do candidato é primordial para a conquista do benefício da cota. Caso o pedido de isenção seja negado, a cota torna-se nula. Para esses casos também não é possível usar a nota do Enem.

Cursos disponíveis apenas para solicitação de pedidos de isenção:

•  Administração, Administração Pública, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em
    História, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Turismo, Tecnologia em Sistemas de
    Computação, Tecnologia em Segurança Pública e Tecnologia em Gestão de Turismo.

Cursos para requerimento de pré-inscrição apenas no Sistema de Cotas:

•  Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Química, oferecidos somente pela UERJ e UENF.