ISENÇÃO E COTAS

Edital Isenção e Cotas 2019, clique aqui.

Inscrição Isenção  e Cotas, clique aqui.

Acompanhe a Isenção  e Cotas, clique aqui.

**************************

ISENÇÃO E PRÉ-INSCRIÇÃO EM COTAS VESTIBULAR 2018.2

Quem escolher apenas a isenção no valor de inscrição terá que apresentar a documentação pedida no edital no item 4.1 que comprove a insuficiência de recursos financeiros, sendo definida como renda per capita mensal bruta quantia igual ou inferior a R$ 1.429,00 (hum mil e quatrocentos e vinte e nove reais).

O candidato que quiser participar também do sistema de cotas, terá que incluir na pré-inscrição, além dos documentos acima, os pedidos no item 4.2 do mesmo edital. Essas são as situações em que a pessoa pode pleitear a inclusão no Sistema de Cotas:

– Candidato oriundo de escolas públicas.
– Candidato negro ou pertencente a povos indígenas.
– Pessoas portadoras de deficiência física.
– Filho de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapazes em razão do serviço.

O sistema de cotas é aceito pelas instituições estaduais UERJ e UENF e para elas a condição socioeconômica do candidato é primordial para a conquista do benefício da cota. Caso o pedido de isenção seja negado, a cota torna-se nula. Para esses casos também não é possível usar a nota do Enem.

COTA E AÇÃO AFIRMATIVA

Quem optar por essas cotas deve obrigatoriamente possuir diploma de ensino médio emitido por instituições públicas municipais, estaduais ou federais. Os cursos destinados a essa opção são oferecidos apenas pelas Universidades Federais (UFRJ, UFRRJ, UFF, Unirio e Cefet) no estado.

São válidas as inscrições para ação afirmativa nos seguintes casos:

Quando o candidato tem como comprovar a renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Quando ele opta por cota na concorrência por etnia e deficiência física, de acordo com a lei.

Em todos os casos, a pessoa pode escolher ou não o uso da nota do Enem 2017.

Quem for participar da seleção pela ampla concorrência também poderá optar por utilizar a nota do Enem, mas terá que esperar a publicação do edital do Vestibular. A previsão de divulgação do documento é início de abril.