Perguntas Frequentes sobre o Vestibular Cederj

Não lembro ou não tenho usuário e senha. Como faço para acessar minha inscrição?

O local que indica “Usuário” e “Senha” no site da Fundação Cecierj dá acesso à plataforma aos alunos Cederj. Para acessar sua inscrição no vestibular, leia a pergunta abaixo.

plataforma

Como acesso minha inscrição?

Pelo mesmo endereço eletrônico que usou para fazer a inscrição (imagem abaixo). Usando CPF como login e copiando os caracteres. Depois, seleciona a opção de curso e polo e só então insira sua senha. Pronto, agora é visualizar a inscrição do curso.

areadocandidato

Estou isenta da taxa de inscrição. E agora?

Candidatos que foram aceitos no edital de isenção e cota ou conseguiram a isenção na taxa de inscrição por serem alunos do Pré-vestibular Social (PVS) da Fundação Cecierj precisam acessar novamente o site de inscrição para confirmar a mesma e escolher o polo e o curso no qual concorrerão a uma vaga. Caso contrário, não serão inscritos para a prova porque a inscrição não acontece automaticamente.

Só pode fazer a prova do Vestibular Cederj quem fez a prova do Enem?

Todas as pessoas com ensino médio completo podem participar do Vestibular Cederj, mesmo que não tenha participado do Enem, no ano anterior.

Quem optar por usar a nota do Enem fica isento do pagamento da taxa de inscrição?

Somente em alguns casos. Como explicado no edital, os candidatos a cursos oferecidos pela UFRJ não precisarão pagar a taxa de inscrição caso sejam aprovados pela nota do Enem. Os que não conseguirem a vaga por este recurso terão uma segunda oportunidade para pagar a taxa de inscrição e, assim, fazer a prova do Vestibular Cederj.

Para os candidatos a vagas oferecidas por outras universidades, o Enem dá direito a não fazer a prova, caso a nota do exame seja suficiente para passar no concurso. Mesmo assim, será necessário pagar a taxa de inscrição até a data do vencimento informada pelo cronograma.

A UERJ e a UENF não aceitam uso da nota do Enem.

Há curso para língua estrangeira?

Não, somente licenciatura para Português e Literatura.

O Cartão de Confirmação de Inscrição ( CCI) é enviado pelos Correios ou por e-mail?

Não. O CCI não é enviado por e-mail nem pelos Correios. O cartão fica disponível no site  a partir da data informada previamente no Cronograma do Vestibular Cederj e o acesso a ele é de responsabilidade do candidato.

O local de prova será próximo a minha casa?

Não. A prova será aplicada no polo escolhido pelo candidato, na hora da inscrição, para cursar a graduação ou em algum lugar do mesmo Município.

A graduação oferecida pelo Cederj é gratuito?

Sim. São cursos oferecidos por universidades públicas estaduais e federais, por isso não há pagamento de mensalidade. Apenas a inscrição do Vestibular Cederj é paga.

Quem pode fazer o Curso de Segurança Pública?

Somente os funcionários ativos da área de segurança podem se inscrever para o Curso de Segurança Pública, conforme edital.

Eu posso mudar de Polo e de curso?

A mudança de Polo só pode acontecer após o aluno ter cursado um semestre no local previamente escolhido na inscrição para o vestibular. E a transferência só pode acontecer para um Polo que tenha o mesmo curso oferecido pela mesma universidade.

Já a transferência de curso não é possível, é preciso fazer um novo vestibular.