Saiba a diferença entre Cota e Ação Afirmativa

Dúvidas sobre Ação Afirmativa no Vestibular Cederj? Tire aqui!

O vestibular Cederj 2018.2 oferece no período de isenção, que vai até dia 30 de março, pré-inscrição em vagas para Ação Afirmativa. Quem optar por essas cotas deve obrigatoriamente possuir diploma de ensino médio emitido por instituições públicas municipais, estaduais ou federais. Os cursos destinados a essa opção são oferecidos apenas pelas Universidades Federais (UFRJ, UFRRJ, UFF, Unirio e Cefet) no estado.

São válidas as inscrições para ação afirmativa nos seguintes casos:

Quando o candidato tem como comprovar a renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Quando ele opta por cota na concorrência por etnia e deficiência física, de acordo com a lei.

Em todos os casos, a pessoa pode escolher ou não o uso da nota do Enem 2017.

Quem for participar da seleção pela ampla concorrência também poderá optar por utilizar a nota do Enem, mas terá que esperar a publicação do edital do Vestibular. A previsão de divulgação do documento é início de abril.

Veja abaixo a lista de cursos oferecidos para pré-inscrição em Ação Afirmativa:

Administração, Administração Pública, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Turismo, Tecnologia em Sistemas de Computação, Tecnologia em Segurança Pública e Tecnologia em Gestão de Turismo das demais Instituições Consorciadas. Todos os cursos terão início no segundo semestre letivo de 2018 (2018/2), na modalidade de Educação a Distância, em regime semipresencial.

Qualquer dúvida o candidato poderá enviar um e-mail para vestibular@cecierj.edu.br.